JY-MCU Módulo Bluetooth para Arduino

O módulo bluetooth JY-MCU para Arduino é um destes módulos que justifica plenamente a facilidade almejada pelo Arduino. Mais fácil impossível. Com ele seu projeto facilmente poderá interagir com outros dispositivos bluetooth, como um smartphone ou tablet.

Na imagem abaixo podemos ver o módulo bluetooth JY-MCU , frente e verso:

 

JY-MCU módulo Arduino visto de frente

JY-MCU Módulo Arduino visto de frente

JY-MCU Módulo bluetooth para Arduino

JY-MCU Módulo Arduino visto de costa

O módulo JY-MCU implementa toda a complexidade relativa ao bluetooth, e para nós, meros mortais sem conhecimentos avançado em eletrônica, basta enviar informações pela saída serial do Arduino, e o módulo JY-MCU a transmite via bluetooth ao smartphone ou tablet que estiver pareado com nosso módulo. Para este post, usaremos um programa já disponível na Play Store. O nome do programa é Android Hyperterminal RS232, e basta clicar em cima do nome para acessar a Play Store já com o aplicativo selecionado. Tem vários aplicativos do tipo, mas eu não quis perder tempo vendo ‘o melhor”, este envia e recebe dados via bluetooth, e isso é o suficiente para aprendermos a brincar com o JY-MCU.

Conforme eu disse no início, a comunicação entre o Arduino e o JY-MCU se dá pela serial, a mesma que utilizamos quando o Arduino esta conectado via USB em nosso computador. Então, será fácil enviar dados para o módulo, porem não poderemos utilizar a serial enquanto o JY-MCU estiver em uso. Sempre que formos fazer upload de um sketch para o Arduino, precisamos desconectar o módulo JY-MCU, para que a comunicação serial entre o PC e o Arduino possa acontecer. Vamos por logo a mão na massa? Antes, um pequeno aviso:

JY-MCU – Tensão de Trabalho

ATENÇÃO: Alguns módulos JY-MCU trabalham com tensão de 5v no pino RX, enquanto outros trabalham com 3.3v, como é o caso da figura acima. O Arduino trabalha com 5v de tensão, então precisamos utilizar um divisor de tensão caso o JY-MCU trabalhe com 3.3v no RX, pois senão corremos o risco de queimar o módulo. Abaixo exemplos de ligação utilizando um módulo de 5v e um módulo de 3.3v.

Conexão do módulo JY-MCU ao Arduino – módulo de 5v

JY-MCU Arduino

JY-MCU – Conexão a serial do Arduino, módulo de 5v

Conexão do módulo JY-MCU ao Arduino – módulo de 3.3v

JY-Arduino 3.3v

JY-MCU Conexão a serial do Arduino, módulo de 3.3v

O esquema de ligação é muito simples:

  • JY-MCU      –>  Arduino
  • Pino Vcc    –>   5v
  • Pino GND   –>   GND
  • Pino TX      –>    RX
  • Pino RX      –>    TX

Preste atenção que se o módulo for de 3.3v, precisamos dividir a tensão de 5v provenientes do TX do Arduino, de modo a obter os 3,3v. Neste exemplo estou utilizando um resistor de 1K ohm e outro de 2K ohm para obter exatamete os 3.3v necessários. Caso não possua um resistor de 1k e outro de 2k, use este site para calcular corretamente a tensão de saida, utizando outros resistores. Não confundir a voltagem do pino RX com a voltagem do pino Vcc, que é 5v em qualquer modelo do módulo.

Feitas as conexões, o módulo deverá piscar continuamente.

Vamos agora para a parte lógica da coisa. Desconecte o cabo conectado no pino Vcc do módulo, para que a serial seja liberada e seja possível fazer o upload do seguinte sketch:

int x;
String msg = "Modulo Bluetooth JY-MCU";

void setup() 
{ 
 Serial.begin(9600); 
} 
 
void loop() 
{ 
 Serial.print(msg);
 Serial.print(" ");
 Serial.println(x);
 x += 1;
 delay(1000); 
}

O sketch define uma variável do tipo String, que basicamente armazena texto, no caso “Módulo Bluetooth JY-MCU”, ativa a comunicação serial, e, finalmente, no loop, imprime a mensagem definida, seguida de uma sequência numérica incrementada a cada segundo. O módulo se encarrega de receber essa mensagem pela serial, e a envia a dispositivos conectados a ele.

Após o upload concluido, conecte novamente o pino Vcc ativando o módulo bluetooth.

Para testarmos o funcionamento do nosso módulo, baixe o aplicativo Android Hyperterminal RS232 na Play Store. Antes de abrir o aplicativo, pareie seu smartphone ou tablet com o módulo, seguindo os seguintes passos no seu smartphone/tablet:

  1. – Ative o bluetooth
  2. – Acessa as configurações do bluetooth
  3. Veja se há um dispositivo identificado por “HC-06”. Caso não haja, desligue o módulo, ligue novamente, sempre verificando qual dispositivo aparece na lista
  4. Conecte-se ao dispositivo (Clique em cima do nome e escolha “Parear”)
  5. Se solicitar um PIN, tente 1234 ou 0000

Pronto, seu Arduino esta conectado a seu smartphone/tablet através do módulo JY-MCU. Agora abra o aplicativo Android Hyperterminal RS232, e clique no centro do aplicativo, depois em um botão parecido com um ligar, selecione o módulo bluetooth, e pronto. Acompanhe a sequência:

Tela inical Andoid Hyperterminal RS232 Tela seguinte Andoid Hyperterminal RS232 Tela escolha  Andoid Hyperterminal RS232Tela Aplicativo Android Hyperterminal RS232

Se tudo ocorreu bem, a mensagem configurada em nosso sketch, seguida de um número que aumenta em 1 a cada segundo, será exibida no seu celular/tablet.

Veja na interface da aplicação que é possível enviar informações ao Arduino. Se você digitar algo e clicar em “Enviar”, o que escreveu será enviado ao módulo bluetooth, e este enviará a informação ao Arduino via serial. Claro que nosso sketch não foi escrito para tratar nenhuma informação recebida pela serial, então nada acontecerá.

Note também que se utilizarmos mais de um módulo em um projeto, poderemos ter dificuldades, pois o nome do dispositivo será sempre o mesmo. Claro que todo módulo possui uma identificação única, o MAC address, veja no terceiro print screen, onde selecionamos o dispositivo, que cada dispositivo bluetooth possui um nome seguindo de uma identificação do tipo aa:bb:cc:dd:ee:ff.

No próximo post continuaremos, alterando nosso sketch para receber informações do celular/tablet, bem como alterando algumas características do módulo JY-MCU, como o nome e o PIN, podendo assim utilizar vários módulos(claro que um Arduino para cada módulo), sendo cada módulo identificado por um nome diferente.

Abraço.

2 thoughts on “JY-MCU Módulo Bluetooth para Arduino

  1. Secundin0

    Gracias amigo; me sirvió de ayuda. Estaba usando la configuración de la V1.05 y me daba problemas.

    Reply
    1. Valdinei Rodrigues dos Reis Post author

      Bem vindo amigo.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 9 =