OpenEnergyMonitor – Ambiente de Monitoração

OpenEnergyMonitor é um projeto open-source para o desenvolvimento de ferramentas de monitoração de energia, para nos auxiliar no melhor consumo desta energia, bem como na implantação de sistemas alternativos, como a energia solar, favorecendo o uso sustentável.

Ufa, gastei todo meu inglês traduzindo da página oficial do projeto:

https://openenergymonitor.org/emon/

The OpenEnergyMonitor Project

Este é um dos projetos mais interessantes e completos que encontrei pela net. Além do monitoramento de energia elétrica, o projeto contempla a monitoração de temperatura e umidade, e pode ser adaptado para trabalhar com outros dados ambientais que acharmos necessário.

Tanto o software quanto o hardware são open-source, e isso quer dizer que você pode adquirir módulos prontos, ou construir o seu facilmente, já que todos os esquemas estão disponíveis no site do projeto. Além dos componentes eletrônicos básicos(diodos, resistores, etc), o projeto utiliza arduino e raspberry como elementos principais, e isto torna o projeto muito interessante para este blog.

O projeto OpenEnergyMonitor modulariza a solução em cinco blocos principais, que são: emonTx; emonPi; emonTH; emonBase e emonCMS,

OpenEnergyMonitor Diagrama

OpenEnergyMonitor – Diagrama Ilustrativo

O projeto foi modularizado de tal forma que os blocos interagem perfeitamente entre si, e também podem ser utilizados isoladamente em conjunto com outras soluções. Vamos ver resumidamente o que cada bloco faz.

emonTx

A função deste módulo é atuar como um sensor remoto, enviando os dados para o emonPi ou emonBase através de RF(Radio Frequência). O módulo pode monitorar a amperagem(A) de até 4 circuitos elétricos AC, além da diferença de potencial(Volts), permitindo a análise do consumo ou geração de energia elétrica.

emonTH

Este módulo é um sensor similar ao emonTx, porém voltado para a medição de temperatura e umidade. Pode utilizar o sensor DS18B20 para medir somente temperatura, ou o sensor DHT22, medindo temperatura e umidade.

emonBase

Baseado no Raspberry PI, este módulo tem como função principal servir como gateway entre os sensores(emonTx/emonTH) e o emonCMS, ou seja, encaminha os dados recebidos via RF para o emonCMS através da rede IP. Este módulo também pode atuar como o emonCMS, armazenando os dados recebidos localmente, processando-os e permitindo sua visualização.

emonCMS

Aqui é onde a informação é processada e armazenada, permitindo sua visualização da forma que melhor atenda nossas necessidades. O servidor pode ser instalado em um PC comum, em um Raspberry, e podemos até mesmo utilizar o serviço online disponibilizado em https://emoncms.org/

emonPi

Este é o módulo tudo-em-um, onde temos os sensores, a armazenagem e manipulação dos dados, e também onde visualizamos as informações.

Além do interesse pelo projeto em si, achei bem legal as nomenclaturas utilizadas. emon é abreviação para EnergyMONitoring, e o que vem depois de emon deixa claro a função do módulo: Tx(transmissão); TH(Temperatura e Humidade); Pi(Raspbery PI, solução All-in-One); Base(de base mesmo 🙂 ) e CMS(Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo, ou dados).

OpenEnergyMonitor – Aplicações práticas

Bom, creio que pelo descrito até aqui é possível visualizar algumas aplicações práticas, mas caso não…lá vai.

  • Monitoração do uso de energia elétrica. Principal função do projeto OpenEnergyMonitor, monitorar os diversos circuitos elétricos pode nos fornecer informações muito úteis na visualização do consumo, eventuais desperdícios de energia elétrica(e dinheiro), e sem dúvida é uma ferramenta muito útil quando se planeja adotar medidas de redução de consumo, como instalação de um sistema solar(elétrico ou térmico).
  • Monitoração da geração de energia elétrica. Se o projeto OpenEnergyMonitor não é de seu interesse pelo motivo acima, certamente será caso tenha a intenção de instalar algum sistema sustentável de geração de energia elétrica. Claro que a preocupação com o meio ambiente deve ser um fator muito importante, mas o bolso tem uma voz bem alta também. E nesse quesito, saber exatamente quanto gera e/ou consome de energia, sem dúvida que o OpenEnergyMonitor mostra toda sua utilidade.
  • Além de aplicações especificas à energia elétrica, o projeto contempla a monitoração de temperatura e umidade, e estas podem estar correlacionados a energia elétrica(controle de ar condicionado baseado em temperatura/umidade).
  • Pelo fato de ser open-source, o projeto pode se adaptar às suas próprias idéias. Na seção Community do website do projeto OpenEnergyMonitor vão encontrar muitas ideias, e inclusive pode entrar com suas próprias ideias, contribuindo para a expansão.

Bem pessoal, a ideia aqui foi apresentar o projeto, e nos próximos posts vou falar sobre minhas experiências com o projeto.

Abs e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =