Automação Residencial com Arduino e Raspberry PI

Automação residencial utilizando Arduino e Raspberry é daquelas coisas interessantes que todo mundo já ouviu falar, mas ninguém nunca viu. Basta fazer uma pesquisa no Google por Automação Residencial  e Arduino, ou Raspberry, e você vai entender do que estou falando. Um monte de projetos, idéias, tutoriais, etc, etc, mas é difícil encontrar algum material sério, onde o projeto foi levado a sério e efetivamente feito.

Eu mesmo já pensei em fazer algo por diversas vezes, mas sejamos realistas, o que se encontra na Internet a respeito de automação residencial utilizando Arduino e/ou Raspberry não é muito empolgante, sendo limitado apenas a falar sobre as possibilidades, as vezes temos um projeto, mas não encontramos (pelo menos eu não encontrei) um que tenha sido levado a sério, com detalhes de cada etapa, etc.

automação residencial

Automação Residencial usando Arduino

Me decidindo a brincar com Automação Residencial

No começo desde ano comecei a reformar a casa, uma casa popular e simples, nada demais. Como vou ter que trocar praticamente tudo (seria mais fácil fazer uma nova) decidi incluir minha paixão pelo Arduino na reforma, e procurar fazer o máximo de automação possível. De começo eu empaquei  na ideia de automatizar a iluminação e o portão. Sério, não surgia mais nenhuma ideia que valesse a pena, eu pesquisava sobre automação residencial, e me deparava com “café com tweet“, fala sério, que utilidade na vida real isso teria? E se você pesquisar sobre automação residencial, vai encontrar um monte de coisas do tipo, dá para fazer, mas qual a utilidade prática disso?

E outra. Controlar uma lampada utilizando Arduino e o celular, legal, mas… Onde eu vou deixar o Arduino? Enfiar dentro da caixa junto com o interruptor? Vou usar um ethernet shield ou um wifi shield? Ou Bluetooth? Ou ainda RFID? Ou quem sabe o controle remoto da televisão? Ops, e a fonte de alimentação do Arduino? Vou fazer uma tomada do lado do interruptor para ligar o Arduino? Vou ligar o Arduino na rede elétrica? Quantas lampadas pretendo controlar com meu projeto de automação residencial ? Todas? Algumas? No meu projeto as lampadas serão controladas apenas individualmente, ou quero que elas tenham alguma programação para um ambiente especifico, como “hora de dormir”, ou “modo economia”? Uhmmm, celular??? Tablet?? Tem algum aplicativo pronto do jeito que eu quero? Vou ter que fazer? Vou ter que aprender a programar para Android? (ou Apple). Lampada…elétrica… Vou ter que chamar um eletricista para avaliar minha instalação? Passa três fios a mais no conduite para um paralelo? Fio? Qual a bitola?

Bem, vejam que falei apenas sobre um item de automação residencial, controle das lampadas. E olha o bilhão de perguntas que surgiu para fazer isso na prática, sem nem mesmo começar de verdade o projeto.

Bem, o objetivo meu com este blog é detalhar o máximo possível meu caminho DIY (Do It Yourself) na automação residencial, fazendo uso de Arduino e Raspberry. Espero que quem chegar aqui possa encontrar dicas úteis, sugestões de automação residencial, e, principalmente, possa acompanhar passo a passo minhas aventuras e desventuras na automação residencial. E, claro, possa contribuir com ideias também.

8 thoughts on “Automação Residencial com Arduino e Raspberry PI

  1. William Daher

    Cara vc foi direto ao ponto quando levantou as dificuldades de se começar um projeto de automação com Arduíno.
    Como você mesmo disse é possível fazer muita coisa, mas aí vem outras perguntas: Isto é viável? Tem utilidade prática? Fora o fato de que quando você procura na Internet um projeto decente para desenvolver não acha nada que presta. Espero que tenha sucesso nas suas aventuras por este mundo da automação residencial com o Arduíno.
    William

    Reply
    1. Valdinei Rodrigues dos Reis Post author

      Ola William. Perdão pelo abandono do blog.

      Pois é, como eu disse, apenas arranhei as dificuldades.
      Mas a vida continua, e espero voltar com tudo agora…

      Abs.

      Reply
  2. lucas

    viu estou muito interessado em aprender fazer automaçao residencial.
    queria saber quais placas certas que consigo fazer automçao em minha casa

    Reply
    1. Valdinei Rodrigues dos Reis Post author

      Ola Lucas.

      Pois então, corra atrás de informações.
      A Internet esta ai com um mundo de informações para praticamente tudo.

      Procure artigos sobre automação, elétrica. Compre um Arduino ou Raspberry e começe a estudar.
      Espero poder passar alguma informação útil pra ti.

      Abs.

      Reply
  3. Rodolfo

    Como vc chegou ao bluetooth e desconsiderou as outras alternativas?

    Reply
    1. Valdinei Rodrigues dos Reis Post author

      Ola Rodolfo.

      Não entendi bem sua pergunta.
      Bluetooth é uma das possibilidades que temos para trabalhar, mas existem várias outras.

      Abs.

      Reply
    1. Valdinei Rodrigues dos Reis Post author

      Ola Marcelo.

      Embora pareça que morreu, não morreu não.
      Esta mais vivo do que nunca. Apenas esbarrando na questão tempo.

      2017 devo avançar muito, acompanhe 😉

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =